Compensação dinâmica de atraso de processo
Todos os processos de produção contêm atrasos (ou Delay, se um preferir esse termo). Dependendo do tipo de processo, o atraso pode variar de milissegundos a meses. Comum para atrasos de qualquer tamanho é que, quando não são compensados, comprometem as análises. A análise comprometida pode levar a descobertas errôneas ou a não detecção de causas ou conseqüências críticas.
Usando um modelo simples de atraso dinâmico, você pode ensinar o Wedge a compensar os atrasos: Quando o Wedge sabe quais etapas do processo estão conectadas a quais medições, as análises / diagnósticos podem ser ajustados automaticamente de acordo. Isso garante que todos os resultados da análise sejam de alta qualidade e confiáveis.
A ferramenta usa modelos de atraso
Um modelo de atraso no Wedge é composto de componentes de atraso. O modelo é construído na forma de arrastar e soltar por meio de blocos de Configuração prontos. Os componentes de atraso dinâmicos podem incluir, por exemplo, atrasos de tubulação, atrasos de tanque e atrasos externos, enquanto atrasos constantes são encontrados com componentes estáticos. O usuário pode vincular facilmente as medidas aos grupos de atraso e ensinar a dinâmica do processo ao modelo de atraso.
Na compensação dinâmica de atraso, a ferramenta leva em consideração vazão, velocidade, volumes, nível de superfície e mistura e calcula o atraso relevante com base nas condições atuais do processo. A ferramenta pode até lidar com condições nas quais há uma divisão no processo e as partes se juntam mais adiante no processo.
A correlação cruzada ajuda a determinar o atraso entre as medições
Graças ao recurso de correlação cruzada, um usuário pode determinar o atraso entre duas medições com a assistência do sistema. Wedge calcula o valor do atraso para o qual a correlação entre as medições é a mais alta. Esta informação pode ser utilizada na criação do modelo de atraso.
Um rastreador virtual permite acompanhar a matéria-prima através do processo
Após a criação do modelo de atraso, o usuário pode adicionar um rastreador virtual ao processo. Com isso, o sistema mostra o fluxo de material através do processo.
No diagrama abaixo, a primeira curva de tendência mostra uma mudança gradual no avanço da matéria-prima. O destaque azul indica o ponto em que a mudança de matéria-prima atinge cada local de medição. O fluxo do processo é dividido em dois e volta novamente, com o atraso diferindo entre os ramos. Isso é visível no gráfico final, onde o rastreador aparece em duas fases.
O recurso rastreador virtual ajuda na investigação de relacionamentos de causa e efeito. Quando o fluxo de mudança é apresentado graficamente, de maneira amigável, é mais fácil perceber se dois eventos podem estar relacionados.
Alguns operadores usam o Wedge no modo online, seguindo como uma mudança ocorre no processo. Isso ajuda os operadores a reagir às mudanças em partes específicas do processo no momento certo.
O rastreador pode até revelar se o equipamento do processo não está nas melhores condições: se o fluxo do processo for mais rápido que o normal, isso geralmente indica um volume efetivo menor de tubos ou tanques.
Uma receita do produto final permite que você estude as condições do produto final
Além de seu valor para análises de alta qualidade, as medições compensadas por atraso são um meio útil de examinar o histórico de um lote de produção específico – como produção em rolo, bobina ou turno / dia.
Isso pode ser extremamente benéfico quando, por exemplo, alguém está lidando com uma solicitação de cliente e acompanhando-a. O usuário pode selecionar a conclusão do produto final ou o tempo de expedição no eixo do tempo e ver quais condições do processo o lote em questão realmente sofreu.
Além disso, é possível utilizar o recurso de estatísticas Wedge para verificar as condições do processo do lote de produção de interesse. As condições do processo específicas do lote ao longo de toda a linha de produção são sintetizadas em uma única exibição.
Deseja saber mais? Entre em contato com nossa equipe de vendas!