Como construir uma cultura baseada em dados em sua fábrica?
Muitas vezes, quando falamos com um cliente em potencial, aprendemos que ele está lutando com o dilema da galinha ou do ovo: se deve investir em ferramentas de dados ou construir primeiro uma cultura voltada para os dados. A linha de pensamento dos clientes muitas vezes é que, sem uma cultura voltada para os dados, qualquer investimento em ferramentas e capacidades é um desperdício. Intuitivamente, o argumento parece correto, mas será que ele resiste ao escrutínio?
Pensamos que cultura e ferramentas são igualmente importantes, e podem e devem progredir simultaneamente. O estudo do Gartner 10 Ways CDOs Can Succeed in Forging a Data-Driven Organization tem uma visão muito semelhante. Ele lista “cultura orientada por dados” e “capacidade analítica avançada” como os dois elementos mais críticos para o sucesso da construção de dados e da equipe analítica. A capacidade analítica avançada pode ser ainda dividida em capacidades e ferramentas de apoio aos funcionários.
Portanto, afirmamos que uma cultura voltada para os dados é uma soma de três coisas:
- Tomada de decisões baseada em dados
- Empregados com desenvoltura no uso de dados
- Soluções que permitem o fácil uso dos dados
A tomada de decisão com base em dados começa no topo
A tomada de decisões baseada em dados é facilmente guiada pelo exemplo: quando você toma decisões, favorece os argumentos baseados em dados. Esta mensagem ecoará rapidamente através da organização e levará a uma situação em que as pessoas têm dados para apoiar suas ideias e solicitações. O objetivo final é naturalmente que as pessoas comecem a utilizar os dados instintivamente ao fazer pequenas decisões de otimização no dia-a-dia.
Ao avaliar os argumentos apoiados em dados, vale a pena lembrar que qualquer coisa pode ser provada por fatos. Quanto mais dados você tem, mais fácil se torna usar mal os dados para servir às conclusões que você quer tirar. Isto destaca a importância de uma mente aberta, transparência e repetitividade na realização de análises.
Outra palavra de advertência: como líder, não exija provas irrealisticamente detalhadas baseadas em dados de tudo. Se você quiser recusar uma ideia, faça-o, mas não use provas baseadas em dados, que nunca se esgotam, como desculpa para sufocar idéias com as quais você não está entusiasmado.
É crucial que os funcionários aprendam a “falar dados”.
A desenvoltura no uso de dados é a capacidade de ler, escrever e comunicar dados em contexto. Isto inclui a compreensão das fontes de dados, métodos e técnicas analíticas aplicadas, bem como a capacidade de descrever o caso de uso, a aplicação, e o valor resultante.
Como promover a desenvoltura no uso de dados, então? Treinamento e ferramentas fáceis de usar ajudam. Às vezes é preciso recrutar novas habilidades. Ainda assim, a curiosidade é o fator de sucesso mais importante, pois pessoas curiosas e criativas tendem a mergulhar nos dados, brincar com eles, falhar, falhar novamente, e finalmente conseguir transformar os dados em informações e ações. Pessoas sem a mentalidade correta nunca se tornarão campeãs de dados, independentemente de quanta desenvoltura elas tenham.
As soluções de dados devem se adequar às suas necessidades
Não se deixe enganar se alguém argumentar que isso pode ser feito em Excel. Você pode ter um mago em sua equipe que pode, mas isso nunca irá escalar e se tornar uma cultura.
As 3 principais coisas que matam a motivação para o uso de dados são:
- Os dados não estão facilmente disponíveis, são armazenados em silos e/ou de baixa qualidade.
- O processamento de dados é lento e incômodo
- Não há uma maneira fácil de obter resultados e descobertas significativas a partir dos dados.
Se você está considerando investir em uma nova ferramenta de utilização de dados, pare por um segundo e pense em que tipo de dados você precisa estudar: São dados de eventos ou de séries cronológicas? Como é a qualidade dos dados brutos? Os dados contêm atrasos? Você gostaria de estudar também os dados de perfil? Seu processo é contínuo, um conjunto de lotes, ou um híbrido dos dois? Você quer manter os dados em seus próprios servidores, ou uma solução baseada em nuvem está bem?
Assim que você souber o que deseja analisar, liste as ferramentas disponíveis. Ao revisar as ferramentas, certifique-se de que a nova ferramenta fornece um fluxo de trabalho suave e flexível, interface de usuário intuitiva e visual, e capacidades de análise que vão desde a análise básica até a solução avançada de problemas. E por último, certifique-se de que sua equipe receba um bom treinamento e suporte durante a implementação.
Quer saber Mais?
Nosso Time tem vários especialistas em análises de dados e prontos para ajudar. Leia mais sobre, Wedge para análise de dados industriais.