Comparando diferentes períodos de operação com a ajuda de Wedge
Um dos casos de uso mais comuns do Wedge é comparar um período de interesse com outro período e descobrir o que é feito de forma diferente. Esse tipo de estudo é necessário quando um engenheiro deseja determinar ou otimizar as melhores práticas de operação de uma planta.
Normalmente, essa comparação também revela se a alteração das condições do processo tem um impacto significativo no desempenho do processo, o que muitas vezes desencadeia outras atividades de desenvolvimento.
CASO 1: Um período de tempo em comparação com um período de tempo de referência conhecido
A primeira semana de novembro do ano passado foi um grande sucesso: os volumes de produção foram altos, boa qualidade e baixo consumo nominal de energia.
Desde então, sua equipe vem tentando atingir o mesmo nível de produtividade. As últimas duas semanas foram desafiadoras, mais uma vez. Você gostaria de entender o que está fazendo de forma diferente agora em comparação com o que fez em novembro.
Como você faz isso?
Com o Wedge, você pode salvar os períodos de referência. Um período salvo pode marcar seu período de execução de teste bem-sucedido e outro pode ser um período de referência para a produção de seu produto final. Um terceiro pode ser um período em que o consumo de produtos químicos em sua linha de produção foi excepcionalmente baixo. Os períodos salvos são úteis quando você deseja comparar as condições atuais do processo e práticas operacionais com as do período de referência.
Primeiro, você pode estudar como as medidas de interesse se comportam no período de destino (preto na figura) e como elas se comportam durante seu período de referência (verde na figura). Este é um estudo visual rápido e um bom primeiro passo para aumentar sua compreensão.
Em seguida, você pode aplicar a matemática: Quais são as médias, mínimas, máximas ou desvios padrão dos sinais selecionados ao longo do período selecionado e, por outro lado, ao longo do período de referência.
Isso ajuda a compreender onde estão as diferenças significativas.
Finalmente, você pode pedir ao Wedge para listar todos os sinais com um desvio notável entre o período selecionado e o período de referência. O sistema retornará uma lista abrangente de medições na ordem da magnitude da mudança detectada. Como este método leva em consideração todos os sinais, nenhuma mudança entre a meta e o período de referência permanece despercebida.
CASO 2: Um período de baixa produtividade em comparação com um período de alta produtividade
Seu KPI de produção mais crítico é toneladas por hora. Com base na sua experiência, 17,5 t / h é um desempenho louvável, enquanto menos de 15 t / h está em um nível inaceitável a longo prazo. Você pode querer analisar o que é feito de forma diferente quando os mágicos 17,5 t / h são alcançados e quais fatores explicam as baixas tonelagens.
O Wedge pode converter o sinal e os limites de toneladas de produção em um sinal gradual que mostra se a produção está em um nível alto (17,5t / h ou acima), nível médio (15-17,5t / h) ou nível baixo (15t / h) ou menos). Na figura abaixo, o valor 3 é igual a altas tonelagens, 2 é igual a produtividade de nível médio e 1 é igual a baixa produtividade. Esses dados podem ser facilmente usados como base para análise.
Usando os recursos de filtragem padrão do Wedge, você pode começar verificando as médias e desvios padrão dos valores do processo por nível de tonelagem de produção.
Depois disso, é possível continuar a análise usando um conjunto completo de outras ferramentas de análise do Wedge. Por exemplo, neste caso, os histogramas de temperatura da matéria-prima e consistência da matéria-prima (baixa produção à esquerda, alta à direita) revelam diferenças claras nas condições do processo entre os períodos de alta e baixa produtividade.
CASO 3: Um período excepcional em comparação com o estado normal do processo
Você detecta um período de tempo em que algo foi diferente. Como você descobre quais mudanças nas condições do processo ou métodos operacionais podem explicar o desvio negativo ou positivo do normal?
Por exemplo, neste caso, você observa que a temperatura da água quente está instável. No Wedge, você pode marcar o período de interesse com a cor de destaque amarela. Em contraste, a área branca circundante indica o estado normal do processo.
Com o Wedge, você pode comparar a área destacada com o estado normal. Os métodos estatísticos são uma boa maneira de começar – na tabela abaixo, calculamos o valor médio de cada ponto de ajuste do processo. Isso mostra rapidamente quais parâmetros operacionais foram alterados. O método estatístico pode ser aplicado naturalmente a qualquer processo ou medição de qualidade, e os resultados não se limitam a médias, mas também podem ser valores mínimos ou máximos, desvios padrão, etc.
Outra abordagem para rastrear diferenças em pontos de ajuste ou condições de processo é a melhor ferramenta de correlação do Wedge. A ferramenta retorna uma lista de sinais com o maior desvio entre o período normal e o período excepcional. Isso pode ser considerado uma lista de candidatos para explicar o período excepcional. Além das causas básicas, também listará as consequências da anormalidade.
Comparações de diferentes períodos de tempo e status de processos são o ponto de partida para buscar as melhores práticas operacionais e visando um melhor desempenho. É crucial que os sistemas aplicados suportem um fluxo de trabalho eficiente e permitam que você encontre fenômenos em um grande conjunto de dados.
Quer saber Mais?
Nosso Time tem vários especialistas em análises de dados e prontos para ajudar. Leia mais sobre, Wedge para análise de dados industriais.