Histórias de Clientes

Case Altia

O Wedge é uma ferramenta ágil para operações de fábricas

Na Finlândia, o nome “Altia” é geralmente associado a bebidas alcoólicas, particularmente a vodka Koskenkorva. No entanto, destilados de grãos destilados formam apenas um braço da ampla gama de produtos da empresa: a mesma fábrica de produção é responsável também por amidos, matéria-prima para ração animal, dióxido de carbono, vapor e cinza de cevada. A ferramenta de análise de dados do processo Wedge agora faz parte do complexo processo de produção dessa instalação.

“Somos uma planta de cevada! Em outras palavras, somos uma grande empresa finlandesa especializada no processamento de cevada e destilados de grãos formam apenas um ramo de nossas operações, ainda que importante, ”diz Arttu Kivi, gerente de produção da Altia, com um sorriso.

A área da fábrica também abriga o fabricante de ração A-Rehu, que produz entre 60 e 65 toneladas de ração animal por ano. Além disso, quase 60 milhões de quilos de amido são produzidos na fábrica, para servir como matéria-prima para a indústria de papel. O volume de etanol produzido a cada ano é de 22,5 milhões de quilos. A produção de dióxido de carbono chega a 8.000 toneladas métricas por ano, com a AGA sendo responsável pela produção e vendas.

Energia de base biológica a partir de processos próprios

A quantidade de casca de cevada gerada como subproduto é de 6 a 10 milhões de quilos, e a usina elétrica usa esse material para gerar vapor para as operações da usina.

“Cobrimos de 60% a 65% de nossas necessidades de energia dessa maneira. Então, dois terços da energia que usamos é baseada em Bio. Isso é algo de que estamos muito orgulhosos. O nosso trabalho árduo valeu a pena: o processo é suave e ecológico ”, diz Kivi.

As cinzas geradas pela queima da cevada podem ser usadas como fertilizante. Embora as cinzas das usinas de energia raramente sejam adequadas para a melhoria do solo, o produto final da Altia é especial – pode ser bom para os campos.

O investimento se pagará dentro de alguns anos

A ferramenta de análise de dados Wedge provou ser um parceiro inteligente e ágil no gerenciamento do complexo processo da fábrica. De acordo com Kivi, chamou a atenção para boas oportunidades de otimização de processos.

“Começamos a encontrar problemas incomuns relacionados à energia e à água desde o início, durante a fase de teste. Wedge destacou as deficiências, e as compras de equipamentos foram feitas com base nas informações fornecidas por essa ferramenta. Agora prestamos mais atenção ao consumo e respondemos às mudanças de acordo ”, explica ele.

De acordo com Kivi, a equipe de especialistas da Trimble tem sido muito receptiva durante o teste, mas também no decorrer das operações em andamento desde então. Em um benefício adicional, o evento anual do usuário do Wedge oferece novos insights e dicas valiosas.

Kivi diz: “Inicialmente, aprender os meandros de Wedge e encontrar maneiras viáveis ​​de obter informações sobre os processos requer uma entrada de trabalho de uma pessoa. O uso do Wedge nos forneceu benefícios financeiros desde o início. Eu diria que este investimento se pagará dentro de alguns anos ”.

Pontos de vista sobre economia e otimização

Os objetivos por trás do uso do Wedge foram otimização e economia financeira. A Altia conseguiu atingir esses dois objetivos e a controlabilidade do processo melhorou.

“Depois de investir um pouco de tempo em aprender a usar o Wedge, ele se torna uma ferramenta ágil para as operações da fábrica. Atualmente estamos também no processo de reestruturação de nossa organização de gerenciamento de qualidade, e isso nos permitirá usar o Wedge de forma ainda mais eficiente. Nosso objetivo é garantir a qualidade transparente, onde quer que a produção ocorra ”, diz Kivi.

Ele conclui: “Quando você fabrica vários produtos, de muitos tipos, precisa examinar os processos de vários ângulos. Se grandes volumes de amido são produzidos, o volume de produção de etanol é reduzido de acordo. Controle de qualidade e questões de endereçamento prontamente são fatores decisivos no sucesso das operações. ”

 

Deseja saber mais? Entre em contato com nossa equipe de vendas.

Top Fale Conosco