Serão os engenheiros os mamutes de amanhã?
O trabalho sempre mudou. Tivemos revoluções no trabalho desde sociedades de caçadores-coletores até a agricultura, a industrialização e a era da informação. Durante as últimas décadas, o trabalho de informação aumentou drasticamente e continua a crescer. A automação e os algoritmos* já substituíram parte do trabalho de informação que os seres humanos fazem, e este desenvolvimento vai continuar. E isso é simplesmente fantástico!
Mas o que esta tendência significa para os engenheiros? Os engenheiros logo estarão em exposição em caixas de vidro em museus, como os mamutes de amanhã?
A automação é o melhor amigo de um engenheiro
Não há muitos de nós que amamos absolutamente tarefas rotineiras laboriosas e demoradas como digitar, copiar e classificar números em planilhas. Este tipo de trabalho deve ser automatizado sempre que possível. Achamos quase um insulto que os cérebros dos engenheiros sejam usados para fazer trabalhos que a automação poderia fazer. De fato, em muitos casos, tarefas rotineiras podem ser realizadas melhor, mais rapidamente e com maior qualidade quando automatizadas.
Portanto, é um grande alívio para os engenheiros que eles possam se livrar do trabalho repetitivo e utilizar tecnologias avançadas para ajudar e apoiar seu trabalho criativo.
Criatividade e curiosidade fazem um grande engenheiro
Os engenheiros, no seu melhor, são curiosos e criativos. Eles não precisam de regras detalhadas, definições ou instruções para realizar um trabalho, como faz um computador. Na verdade, a microgestão mata a resolução criativa de problemas e a inovação.
Permitir que a criatividade floresça traz resultados muito melhores e torna possível a criação de algo novo.
Engenheiros habilidosos se destacam quando algo está acontecendo pela primeira vez, e quando tudo não está indo como o esperado ou planejado. Quando é necessário um verdadeiro trabalho mental.
Solucionadores criativos de problemas são sempre necessários
O tipo de trabalho cerebral que um grande engenheiro faz nunca desaparecerá; pelo contrário, a demanda aumentará.
Os problemas são recursos renováveis quando o objetivo é um melhor desempenho. Quando a automação e os algoritmos são utilizados e a tecnologia se torna cada vez mais complexa, surgem problemas mais complicados. Isto permite que os engenheiros se concentrem no que eles fazem de melhor: a resolução criativa de problemas.
Portanto, viva a automação, os algoritmos e os engenheiros – nós precisamos de todos vocês! Agora, e para sempre.
*Neste artigo, vemos a automação e os algoritmos como um conceito amplo: qualquer tecnologia que realiza um trabalho ou tarefa sem pensamento humano, inteligência ou intervenção física. Pode ser uma fórmula simples em Excel ou um conjunto de regras em software, redes neurais, inteligência artificial, aprendizagem de máquinas, computação quântica, robótica inteligente, etc.
Quer saber Mais?
Nosso Time tem vários especialistas em análises de dados e prontos para ajudar. Leia mais sobre, Wedge para análise de dados industriais.